domingo, 20 de abril de 2014

Deus está no controle - Max Lucado

Hoje é dia de... Max Lucado!

Aí vai alguns dos pontos mais tocantes neste livro maravilhoso que nos ajuda a entender que independente da situação, do dia ou da situação, "Deus está no controle."



Nenhum de nós pode fazer o que todos nós somos capazes de fazer...Jesus trabalha no coletivo. p.25

Quando vejo alguém chamando Deus de Pai e Jesus de Salvador, estou vendo um irmão ou uma irmã – seja qual for o nome de sua igreja ou de sua denominação. p.30

Alimente seus medos, e sua fé morrerá de fome. Alimente sua fé, e seus medos é que morrerão. p.112
Isto tudo, aliás, não é uma definição ruim de fé: uma convicção de que ele pode e uma esperança de que ele fará.p.112

Às vezes Deus é tão tocado por aquilo que ele vê que nos dá aquilo de que precisamos, e não apenas aquilo que pedimos. p.115

Como você pode preencher este espaço?
Uma pessoa é justificada perante Deus por________________________.
Declaração simples. Contudo, não deixe que sua brevidade o engane. A maneira como você completa a frase é fundamental; ela reflete a natureza de sua fé.
Uma pessoa é justificada perante Deus por...
Ser boa. Uma pessoa se acerta com Deus através da bondade. Pague suas seus impostos. Dê comida aos pobres. Não dirija muito rápido, não beba muito, não beba nada. Conduta cristã – esse é o segredo.
Sofrer. Aqui está a resposta. Esse é o jeito de se justificar perante Deus: sofrer. Durma no chão sujo. Caminhe por florestas úmidas. Malária. Pobreza. Dias frios. Vigílias durante toda a noite. Votos de castidade. Cabeças raspadas, pés descalços. Quanto maior a dor, maior o santo.
Não, não, não. Como se justificar perante Deus? Doutrina. Interpretação hiperfundamentalista. Teologia hermética capaz de explicar cada mistério. Milênio simplificado. Inspiração esclarecida. Papel da mulher definido de uma vez por todas. Deus tem de nos salvar – sabemos mais do que ele.
Como nos justificamos perante Deus? Todas as opções apresentadas acima já foram testadas. Todas foram ensinadas. Todas foram demonstradas. Mas nenhuma delas vem de Deus.
De fato, esse é o problema. Nenhuma delas vem de Deus. Todas as elas vêm de pessoas. Pense nisto. Quem é a maior força nos exemplos acima? Humanidade ou Deus? Quem é que salva, você ou ele?
Se somos salvos por boas obras, não precisamos de Deus – lembretes semanais do que fazer e do que não fazer vão nos levar ao céu. Se somos salvos pelo sofrimento, certamente não precisamos de Deus. Tudo o que precisamos é de um chicote e uma corrente e o evangelho da culpa.Se somos salvos pela doutrina, pelo amor de Deus, vamos estudar! Não precisamos de Deus. Precisamos de um dicionário. Pese as questões. Explore as opções. Decifre a verdade. Mas seja cuidadoso, aluno. Pois se a salvação depende da doutrina correta, então um erro pode ser fatal. Isso serve para aqueles que acreditam que podem ser justificar perante Deus por meio das obras. Espero que a tentação nunca seja maior que a força. Se for, uma queda pode ser um mal presságio. E aqueles que acham que somos salvos pelo sofrimento, tomem cuidado também, pois nunca se sabe quanto sofrimento é exigido.
De fato, se estiver salvando a si mesmo, você nunca tem certeza de nada. Você nunca sabe se foi ferido o suficiente, se chorou o suficiente ou se aprendeu o suficiente. Este é o resultado da religião computadorizada: medo, insegurança, instabilidade. E, mais ironicamente, arrogância.
É isso mesmo – arrogância. O inseguro é aquele que mais se gloria. Aqueles que estão tentando salvar a si mesmos se autopromovem. Aqueles que são salvos pelas obras exibem obras. Os que se salvam pelo sofrimento revelam cicatrizes. Aqueles que são salvos pela doutrina – você entendeu. Eles penduram a doutrina no pescoço.
Você ousa se colocar diante de Deus e pedir que ele o salve por conta de seu sofrimento, de seu sacrifício, de suas lágrimas ou de seu estudo?
Eu também não.
Paulo também não. Foram necessários décadas para ele descobrir o que escreveu em apenas uma frase.
“O homem é justificado pela fé.”(Rm 3:28).
Não é por obras, sofrimento ou estudo. Tudo isso pode ser resultado da salvação, mas não são a causa dela.
Como você pode escapar do julgamento de Deus? Só existe uma maneira. Pela fé no sacrifício de Deus. Não é o que você faz; é o que ele fez.p.119-121

Precisamos ir além das expectativas ingênuas de que, se formos bons, as pessoas nos tratarão corretamente. p136

Cristo viveu a vida que não conseguiríamos viver a aguentou a punição que não conseguiríamos aguentar para oferecer a esperança à qual não conseguimos resistir. p139


Se suas ações alterassem a devoção de Deus, então ele não seria amor; na verdade, ele seria humano, pois o amor humano é assim.p.154 

Nenhum comentário:

Postar um comentário