Meus estudos


Aqui se encontram meus estudos bíblicos e reflexões em geral.

(fonte da imagem: http://alone1.zip.net/)

________________________________________________________

Série: QUANDO DEUS SUSSURRA O SEU NOME 
(Max Lucado)


[ml-deussussurra.jpg]

Parte I

Recentemente li este livro. E algo que aprendi é que em tudo o que fizermos devemos ter um objetivo, e no caso deste livro, o objetivo era refletir sobre suas palavras e colocar em prática aquilo que couber a mim. Neste caso, para aproveitar ao máximo cada reflexão do autor, costumo fazer um resumo com algumas considerações minhas, assim acredito que fica mais fácil o entendimento e a aplicação pessoal.
Sendo assim, resolvi compartilhar algumas coisas deste livro e com elas também minhas reflexões. Leia esta análise e se puder leia também o livro na íntegra.

QUANDO DEUS SUSSURRA O SEU NOME – Max Lucado

Este livro foi escrito por Max lucado em 1994 e traduzido para o português em 2008. Além de comprá-lo da livraria, você pode também baixá-lo na íntegra aqui para ler em seu computador (para leitura e não para reprodução ok?). O livro é dividdo em 3 partes e 28 capítulos.

O objetivo deste livro de Lucado é único, dar ânimo por meio de palavras de esperança.


Parte 1 – A Canção do trovador:

“você tem sabe? uma canção completamente sua. Cada um tem. A única pergunta é: vai tocá-la?” (p.9)

O autor fala a respeito de uma experiência que teve com sua filha em uma loja de antiguidades, nesta ocasião a pequena se sentou em um piano e começou a tocar uma bela canção, espantado o pai se aproximou assim como uma grande quantidade de pessoas para apreciá-la, porém percebeu que a criança apenas seguia aquilo que o próprio piano tocava automaticamente.

Assim somos nós com o nosso Deus, nos sentamos e podemos confiar que Ele tem algo especial para nós, mesmo sem entendermos sabemos que vai dar certo e que todo o crédito é d’Ele.


Capítulo 1 – A voz proveniente do balde de limpeza

“Mudar de direção na vida não é trágico. Mas perder a paixão é.” (p.12)

Lucado relata a história de um homem que teve uma mudança brusca em sua vida, de executivo admirado passou a ser um simples chefe de limpeza no turno da noite (que era para não ser visto), isso porque havia matado um homem ao tentar defender um terceiro. Em um certo dia, Deus chama este homem pelo nome em seu ambiente de trabalho, e mais especificamente de dentro de seu balde de limpeza. A esta história o autor relaciona a vida de Moisés. Muitos fatos podem nos fazer mudar de direção na vida, sonhos que são grandes demais e por vezes inalcançáveis fazem nos tornar conformados com a vida normal.


Capítulo 2 – Porque Jesus ia a festas?

“Sua fé fazia com que o amassem, não que o detestassem.” (p.20)

“Que aconteceu com o gozo puro e o riso sonoro? Será que nossas gravatas nos enforcam? Será que nossos diplomas no dignificam? Será que os bancos da igreja nos deixam duros como varas?
Não seria possível que aprendamos a ser crianças outra vez?” (p.21)

Neste capítulo, o autor descreve sobre Jesus, na ocasião em que foi a uma festa (boda em Caná). O autor reflete sobre como nos amoldamos à vida de forma que ficamos altivos e deixamos de dedicar tempo a coisas simples como rir e festejar. Jesus não era uma pessoa orgulhosa, soberba e indesejada por sua fé, pelo contrário, as pessoas queriam ele por perto e prova disso é o fato de ter sido convidado para esta festa, a presença de Jesus era algo agradável e ele se importava com isso, fato é que percorreu a pé 144 km(distância de Jericó e Caná). Se Jesus dedicou tempo a uma festa, porque não fazermos o mesmo?


Capítulo 3 – Heróis ocultos

“Queremos quatro estrelas, títulos e manchetes. Porém algo me diz que para cada herói sob refletores, existem dezenas que estão nas sombras.” (p.26)

“os heróis sabem quando realizam atos heroicos? Poucas vezes.” (p.28)

“E o herói que o inspira poderia estar mais perto do que você imagina.
Poderia estar no seu espelho.” (p.28)

Heróis. Este é o tema deste capítulo, nele o autor descreve sobre João Batista e Paulo, mas não em seus momentos gloriosos (pois tais momentos existiram)mas no momento em que estavam aguardando a morte em uma prisão fria e solitária. Neste momento em que ninguém poderia imaginar que seriam heróis ou inspirações da fé cristã. Pois bem, nem todos os heróis são reconhecidos ou fazem uso de uma grande fama, mas muitos estão espalhados por aí e nem ao menos conhecemos, podemos estar ao lado de um deles, ou quem sabe somos um herói ou inspiração de alguém. O autor também relata sobre John Egglen que moveu algo muito maior do que imaginava em uma simples manhã de domingo assolada pela nevasca em Colchester na Inglaterra com apenas 13 pessoas em sua igreja Metodista.


Capítulo 4 – Você poderia ter estado na Bíblia

“Houve luzes? Você acabou de ser uma. Houve vozes? Foi a sua. Aconteceu um milagre? Acabou de ser testemunha de um. Quem sabe? Se a Bíblia fosse escrita hoje, poderia ser seu nome o que figurasse no capítulo 8 de Atos.” (p.32)

Ser movido pelo Espírito santo é o que o ator reflete neste capítulo. Lemos a Bíblia e por várias vezes no pegamos a pensar que os homens que lá estão descritos são surreais, pois é tudo tão sobrenatural que nos deixa extasiados. Pensamos que tudo acontece de forma extraordinária, sempre com trovões, luzes, vozes do “além” e pessoas superdotadas do Espírito. Mas nas palavras do autor começamos a ver o “outro lado” destes acontecimentos. Ele cita apenas Filipe (Atos 8) quando foi guiado pela voz do Espírito Santo e nos mostra como podemos também ser movidos pelo mesmo espírito.



Capítulo 6 – Os cartões de Natal de Deus

“Se nossa maior necessidade tivesse sido a informação, Deus nos teria enviado um educador.
Se nossa maior necessidade tivesse sido a tecnologia, Deus nos teria enviado um cientista.
Se nossa maior necessidade tivesse sido o dinheiro, Deus nos teria enviado um economista.
Mas como a nossa maior necessidade era o perdão, Deus nos enviou um salvador.” (p.38)


Capítulo 7 – Atrás da cortina do banheiro

“Uma coisa é certa. Quando chegarmos ao céu, nos surpreenderemos diante de algumas pessoas que ali veremos. E alguns se surpreenderão quando nos virem.” (p.41)

A graça e o amor de Deus são coisas que nos surpreendem, Ele pode tolerar o erro dos outros e os nossos erros e porque não podemos fazer o mesmo?

________________________________________________________________

Série: A VIDA DE SANSÃO

Sansão I / Juízes 13:1-5 / Salmos 139
por: Denise Carvalho

Sansão foi escolhido antes mesmo de nascer, foi prometido a uma mulher estéril e seria consagrado a Deus desde o nascimento para que assim iniciasse a libertação de Israel das mãos dos filisteus.

Somos assim como Sansão, fomos chamados por Deus antes mesmo de nascermos, ainda quando não tinhamos nem nascido o Senhor já escrevia os nossos dias.
Tendo Deus nos guardado até aqui só pode ser por um motivo: o propósito maior que ele tem para nossas vidas, que é o chamado que nós temos para responder e realizar.

 sonda-me óh Deus, conhece o meu coração, prova-me os pensamentos. Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno ♪ 



_________________________________________________________

Sansão II / Juízes 13: 6-8
Por: Denise Carvalho




A mulher de Zorá, que era estéril, creu nas palavras do anjo do Senhor e as levou ao seu marido. Zorá também crendo no Senhor orou pedindo direção a Deus para instruir o menino.

Nós tamos que crer nas palavras de Deus e ao crer em suas promessas, devemos agir, buscar a Deus pedindo direção e instrução a respeito do que devemos fazer para que não venhamos sair da presença dele.


"Eu quero ser movida pela tua mão, teu espírito me guia com suave voz...conduz os meus passos cada momento...lado a lado Senhor, contigo eu quero caminhar e ser um só com teu espírito."  
______________________________________________________________


Sansão III / Juízes 13:9-25
Por: Denise P.Carvalho


Ao buscar o Senhor, Ele o respondeu enviado novamente o seu anjo para lhes instruir.
Zorá e sua mulher ofereceram a Deus holocaustos e Ele recebeu o sacrifício respondendo com sinais. Sendo assim a promessa foi cumprida na vida do casal e nasceu Sansão.

Podemos perceber que ao receber a promessa Zorá e sua mulher não ficaram estagnados, pelo contrário, buscaram a vontade de Deus, ofereceram sacrifícios e eperaram o tempo do nascimento.
Entendo que diante das promessas de Deus nós devemos buscá-lo ainda mais e não simplesmente cruzar os braços e esperar. Durante todo o tempo nós teremos que oferecer sacrifícios e esperar até o seu nascimento.




__________________________________________________________

Sansão IV /Juízes 14:1-4
Por: Denise P.Carvalho


Sansão nasceu, foi criado conforme as ordens do Senhor e o espírito do Senhor começou a agir nele. Sansão encontrou em outro povo uma mulher que lhe agradou e o seu coração a desejou, porém ela não era de sua parentela e nem de seu povo.

Assim o Senhor nos ensina, esperar nele e encontraremos no meio dos nossos irmãos, no meio do nosso povo aquele que será o companheiro e ajudador em nossa caminhada. Sansão precipitou-se e deixou o coração comandar sobre a razão, geralmente esse tipo de escolha nos levam a caminhos que não são os caminhos de Deus.

"espera no Senhor, agrada-te do Senhor e Ele concederá os desejos do teu coração" (Sl.37:4)

 Quero trocar meus fardos pela tua paz ... quero trocar meu pranto por óleo de alegria ... receber as vestes de louvor pra o meu espírito angustiado, pois em tua presença Senhor, encontro tudo que eu preciso. Escuta a canção que sobe da terra seca e rega meu coração com tua presença. ♪


__________________________________________________________


Sansão V / Juízes 14:4-7
Por:Denise P.Carvalho


Sansão conversou com seu pai a respeito da mulher que o agradava e então eles (Sansão e seus pais) foram a Timna em busca da tal mulher. Ao se aproximarem das vinhas eis que surge um leão e Sansão o matou.
Como nazireu Sansão não podia beber vinho e nem tocar em cadáveres, porém como vimos na Bíblia Sansão esteve andando muito perto daquilo que não lhe era permitido.
Muitas vezes, nós que somos escolhidos, separados e consagrados por Deus sabemos que devemos nos reter de muitas coisas deste mundo, porém continuamos rodeando aquilo que não nos convém.
Sabemos que a todo momento a carne milita contra o espírito e que a nossa carne é fraca, por isso temos que nos fortalecer no espírito de Deus para que aquele que está ao nosso derredor não nos vença.

"Leve e momentânea minha tribulação, eu não sou guiado pela dor...o meu redentor vive" (Leve e Momentânea - Renascer Praise/Resgate

_______________________________________________________

Sansão VI/Juízes 14:7,8
Por: Denise P.Carvalho


Sansão foi conversar com a mulher de quem gostava e quando ele voltou para casar-se com ela, Sansão saiu do caminho para olhar o cadáver do leão que havia matado e nele havia um enxame de abelhas e mel.

A Bíblia é clara em nos dizer "Sansão saiu do caminho" e ao sair deparou-se com algo que desejou, mas como nazireu não poderia tocar.
É assim que ocorre em nossas vidas, quando desviamos o nosso foco, nosso objetivo, nosso caminho, nos deparamos com o banquete do inimigo das nossas almas. Podemos até pensar que seremos mais astutos que ele, porém podemos nos enganar pois ele vem de maneira sutil nos apresentado o pecado como algo bom e inofensivo, meu pastor sempre é incisivo em dizer que o diabo sempre nos apresenta o pecado nos convencendo de que é algo normal para que possamos nos apossar dele e quando caímos na tentação, ele se torna nosso acusador, apontando que somos realmente fracos e não temos jeito realmente. Mas como escolhidos/separados por Deus devemos manter nossa mente renovada em Cristo, meditando na sua palavra e trazendo a memória versículos que nos fortaleçam nos momentos de tentação, recomendo que nunca se esqueça que "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém." (ICo.:12).
O cuidado maior que devemos tomar é resistir as tentações do inimigo, pois ele sempre irá nos oferecer aquilo que nos atrai, ou seja, buscando sempre tocar nosso ponto fraco.Em todo tempo devemos fazer como o salmista, meditar na palavra do Senhor de dia e de noite e escondê-la em nosso coração para não pecar contra o Senhor, desta forma resistiremos ao pecado e ele fugirá de nós, assim como o Senhor nos diz. 

"Vou me encher da tua palavra, para avivar a minha fé. Eu quero ter na minha memória, o que me da alegria, esperança, ânimo e força pra continuar"


_____________________________________________________________


Sansão VII/Juízes 14:9-19
Por: Denise P.Carvalho


Sansão voltou pelo caminho comendo o mel que havia tirado do cadáver. Ao descer a casa da mulher que gostava com seu pai, deu uma festa, o que era um costume dos noivos.
Trouxeram a ele 30 rapazes de acompanhante e Sansão propôs um enigma valendo 30 vestes de linho e 30 mudas de roupa ao final de 7 dias.
Sendo os rapazes do mesmo povo que a mulher estes a ameaçaram para obter a resposta e ela quase ao final dos dias conseguiu obtê-la. Antes de terminar o sétimo dia os homens deram-lhe a resposta e Sansão pagou o que havia prometido.

Penso que isto nos leva a refletir que independente de quem seja, nós devemos confiar veemente somente em Deus. Muitos de nossos segredos têm que ser partilhados apenas com Deus.
Jesus veio a terra em forma de homem, ou seja, viveu assim como vivemos, teve os mesmos sentimentos que temos e sofreu muito mais do que qualquer um pode sofrer. Isto tudo para nos demonstrar que ele pode e quer ser nosso amigo, porque sabe tudo aquilo que passamos. Certa vez ele mesmo declarou que nós seríamos seus amigos. (João 15:15)
Vivendo no mundo, Jesus pôde com sua experiência real nos dizer com autoridade que "no mundo tereis aflições, contudo, tenha ânimo! Eu venci o mundo." (Lc.1:33)

"Toda vez que o Mar Vermelho tiver que passar, pode chamar este homem para te ajudar. É nas horas mais difíceis que ele mais te vê."


________________________________________________________

Sansão VIII/Juízes 14:20
Por: Denise P.Carvalho


A mulher de Sansão foi dada a seu amigo que foi seu acompanhante no casamento. (Juízes 14:20)

Entendo que ao confiar e contar o enigma à sua mulher, Sansão cometeu um erro e este erro lhe causou consequências como o pagamento da promessa e a perca de sua mulher.
Vejo que muitas vezes nós amamos tanto algo ou alguém que acabamos entregando aquilo que não é da vontade de Deus, o que é reservado para nós e a Deus.
Como consequência deste erro sempre sofremos as consequências e/ou até perdemos aquilo que de tanto amamos. Podemos dizer que de tanto amor, conseguimos perder.
Nós, como separados, escolhidos e amados de Deus temos que confiar nele em todo o tempo, esperar e nos entregar totalmente a Ele, pois Ele nos diz "Porque sou eu que conheço os planos que tenho sobre vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro." (Jr.29:11)


"Quero ouvir a tua voz e quero caminhar, por caminhos que me levam pra junto de ti ... eu não quero ser guiada pela emoção, mas guardar tua palavra no meu coração, não quero errar, nem te entristecer, Espírito de Deus." 
___________________________________________________________


Sansão IX/Juízes 15:1-17
Por:Denise Carvalho


Tempos depois, no tempo da colheita Sansão voltou para ver sua mulher, porém ela havia sido dada a seu amigo por seu pai.
Sansão vingou-se dos filisteus destruindo suas plantações. Quando os filisteus descobriram quem era o destruidor e qual o motivo, mataram a mulher de Sansão e também o pai dela.
Sansão vingou-se novamente, os atacou sem dó e matou a muitos, depois disto se escondeu numa caverna.
Os filisteus foram atrás de Sansão em sua cidade e os homens de Judá foram buscar Sansão para entregá-lo. Chegando ao encontro de seus inimigos Sansão ficou cheio do Espírito de Deus e com uma queixada de jumento matou a mil homens.


Não podemos ser guiados pela emoção, nossas ações devem ser guiadas por Deus. As circunstâncias não podem reger nossas ações, mas nossas ações é que devem mudar as circunstâncias.
Sansão foi movido por sua emoção, foi levado pelo desejo de vingança, o que fez com que seus inimigos o perseguissem ainda mais;
Quando fazemos escolhas (a mulher de outro povo), ações erradas (vingança) teremos consequências desastrosas (perdeu sua mulher, foi perseguido por seus inimigos), porém nós devemos enfrentar as consequências, não adianta fugir, pois onde formos ela vai nos buscar.
Deus sempre nos dá um escape. Sansão havia fugido para uma caverna, penso que talvez ali ele orou a Deus, quem sabe o que eles conversaram, com certeza ele pedia por socorro, pois não queria ser morto pelos seus inimigos. Mas sem saber do seu futuro poderia pensar ou imaginar que não haveria soluções pois afinal os seus inimigos já estavam a sua espera.
Enfim, chegou o momento do encontro, Sansão estava em frente aos seus inimigos. Lembramo-nos de uma promessa de Jesus "Não os deixarei, nem desampararei", pois bem, com apenas uma queixada em suas mãos, mas com o poder do Espírito de Deus matou a mil homens.
Podemos crer que Deus pode todas as coisas e que pode usar qualquer coisa para que o seu nome seja exaltado e nós não sejamos envergonhados.
Penso o motivo pelo qual Deus deixou a disposição de Sansão uma queixada ao invés de uma espada ou uma arma mais poderosa e consigo crer que foi para exaltar o seu nome, para que naquele tempo, bem como hoje e no futuro pudéssemos entender que quem matou os inimigos de Sansão não foi ele mesmo ou a queixada que tinha, mas o espírito Santo de Deus que estava sobre ele.



___________________________________________________________

Sansão X/Juízes 15:18-20
Por: Denise Carvalho


Após sua grande vitória, Sansão sentiu sede e então clamou ao Senhor e este abriu uma rocha que jorrou água para ele beber e então suas forças voltaram.

1-Vemos que Sansão ficou com sede e cansado após sua vitória. Imagino o esforço físico de Sansão para que saísse vitorioso e vejo nossas vidas sendo refletidas por ele. Muitas vezes lutamos e o Senhor nos dá a vitória e então logo após a vitória nós enfraquecemos.
Seria como se esquecessemos a fidelidade de Deus. Devemos estar sempre em oração para que possamos trazer a memória aquilo que nos dá esperança.

2-Deus respondeu a Sansão, abrindo uma rocha e lhe dando água para beber. Em todos os momentos de fraqueza Deus quer nos fortalecer com sua força. Deus é a nossa rocha. Jesus nosa fala de um homem sem juízo que construiu sua casa na areia e ao vir a tempestade sua casa não aguentou, porém um outro homem, sensato, construiu sobre a rocha e ao passar nela a tempestade nada lhe acontecia. (Mt.7:24) Podemos crer que Jesus é a nossa rocha e ele nos da de sua água, aquela que bebemos e nunca mais voltamos a ter sede.

3-Somente nos enchendo do Senhor é que podemos ter força. Após Sansão beber das águas do Senhor suas forças voltaram e é desta mesma forma que ele quer fazer conosco.

"O que vem pra tentar ferir o valente de Deus em meio às suas guerras?
Que ataque é capaz de fazê-lo olhar pra trás e querer desistir?
Que terrível arma é usada pra tentar paralisar sua fé?
Cansaço, desânimo logo após uma vitória
A mistura de um desgaste com um contra-ataque do mal
A dor de uma perda, ou a dor da traição uma quebra de aliança, que é raiz da ingratidão
Se alguém está assim, preste muita atenção ouça o que vem do coração de Deus:
Em tempos de guerra, nunca pare de lutar não baixe a guarda, nunca pare de lutar
Em tempos de guerra, nunca pare de adorar libera a Palavra, profetiza sem parar
O escape, o descanso, a cura a recompensa vem sem demora."

_________________________________________________________


Sansão XI/Juízes 16:1-17
Por: Denise Carvalho

Sansão se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque - Dalila. Os líderes dos filisteus induziram Dalila que descobrisse o segredo da força de Sansão e se assim o fizesse, ela ganharia 13kl de prata de cada um deles.
Dalila fez conforme o combinado, mas por 3 vezes Sansão mentiu para ela, omitindo o seu verdadeiro segredo. Dalila porém, não desistiu, importunou Sansão até que ele lhe contasse e enfim ele lhe contou.

Sansão não manteve seu segredo com Deus, logo isto lhe causou danos terríveis. Em Provérbios vemos muitos conselhos sábios e no capítulo 11, versículo 13 ele nos diz: "Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo."
Creio que Deus tem sonhos e segredos que são divididos somente conosco (Sl.25:14 "O segredo do Senhor é para os que o temem) cada um de nós tem algo diferente com ele e dessa forma entendemos que muitas coisas devem ser divididas unicamente entre nós e o nosso Pai.
Confio em Deus e acredito que Ele me vê, contempla a minha vida e divide comigo os seus/meus sonhos, os seus/meus segredos e os seus/meus propósitos. E quero com toda minha vida que isso aumente cada dia mais e que eu possa ter muito mais intimidade com Deus do que possa imaginar.

♪ Eu quero ser movida pela tua mão. Teu espírito me guia com suave voz
Ter meu coração pulsando no ritmo do teu poder, conduz os meus passos cada momentos, meus olhos estão em ti Senhor.
Lado a lado Senhor, contigo eu quero caminhar e ser um só com teu Espírito
Em doce comunhão, profunda e santa intimidade descansar na tua direção (Espírito de vida - Diante do Trono)

__________________________________________________________

Sansão XII/Juízes 16:18,19
Por: Denise Carvalho

Quando Sansão enfim contou o segredo a Dalila, ela enviou uma mensagem aos filisteus os chamando a subir para o prenderem.
Eles foram até ela, levaram a prata para o pagamento (prata como havia combinado) e enquanto Sansão dormia em seu colo ela chamou um homem para cortar suas tranças e a força o deixou.

Sansão confiou na pessoa errada, mesmo ele querendo provar seu amor não deveria ter traído a si mesmo. Vemos na Bíblia que devemos "buscar, pois em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhe serão acrescentadas" (Mt.6:33). Dalila cometeu o mesmo erro, vendeu-se em troca de 13 kg.de prata.
Ambos estavam presos as coisas deste mundo, Sansão à sua paixão e Dalila aos valores materiais.
Penso que em todo tempo devemos buscar o amor de Deus, pois ele tem propósito em todas as coisas. Nossa confiança não deve estar em paixão ou prata, mas naquele que a si mesmo se entregou para que nós pudéssemos viver. Não nos esquecendo de que "onde estiver o nosso tesouro, ali também estará o nosso coração" (Mt.19:21).

  A tua luz acendeu meu coração, e eu pude ver em meio a escuridão
Tua presença, tua fidelidade, graça e amor me levantaram outra vez, me deram força e prosseguirei
Irei contigo onde quer que fores meu Senhor, o teu chamado cumprirei na alegria ou na dor, e toda vez que eu chorar ou quiser desanimar o teu espírito me consolará
Se é na fraqueza do meu ser que manifesta teu poder, eis-me aqui, dependo de ti, preciso de ti ♪
_________________________________________________________

Sansão XIII/Juízes 16:20-22
Por: Denise Carvalho



Sansão acordou do sono que estava no colo de Dalila quando ela o chomou dizendo que os filisteus estavam atacando. Sem saber que o Senhor o tinha deixado, Sansão pensou que poderia sair e se livrar deles como antes.
Prenderam Sansão, levaram para o cárcere, furaram-lhe os olhos e obrigaram-no a rodas um moinho.

Isto nos leva a pensar em algumas consequências imediatas da consagração quebrada:
  1. Perdemos o poder para vencer o pecado e subjugar o inimigo, e então somos subjugados por ele;
  2. Perdemos a liberdade conquistada em Cristo. Por causa do pecado, muitos que outrora foram libertos vivem agora debaixo das cadeias do diabo;
  3. Perdemos a visão, o discernimento e a sensibilidade espiritual;
  4. Perdemos a direção espiritual, porque por consequência do pecado nos afastamos de Cristo e por causa das cadeias espirituais que nos prendem passamos a andar em círculos.

Em meio a tudo isso, nosso único e verdadeiro caminho é Jesus Cristo que nos ama independente de nossas dificuldades em obedecê-lo. Ele sempre estará nos esperando para que, quando estivermos com o coração quebrantado nos voltemos a ele a sua infinita misericórdia, pois sabemos que de forma alguma ele nos desprezará.(Sl.51:17)

Senhor, quero entender teus caminho e reconhcer tua voz quando falares comigo
Senhor, não permita que eu seja vencida pelas tentações que assolam o mundo onde eu vivo ♪

___________________________________________________________

Sansão XIV(final)/Juízes 16:23-31
Por: Denise Carvalho
(Fonte da imagem / Editada por Denise Carvalho)


Os líderes dos filisteus se reuniram e se divertiram as custas de Sansão. Ele então pediu que um jovem o guiasse até as colunas que sustentavam o templo. Ao chegar lá, Sansão orou ao Senhor pedindo que lhe desse força mais uma vez para que ele pudesse vingar-se dos filisteus por causa dos seus dois olhos. Em seguida ele forçou as duas colunas e empurrou com toda força e o templo desabou sobre ele, o povo que estava lá e os líderes dos filisteus. Assim em sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda sua vida.

Vemos que:
  1. Quando somos aprisionados pelo nosso inimigo, ele nos domina e nós não temos força para reagir. Então ele se diverte a nossa custas.
  2. Nosso Deus sempre está disposto a nos das mais uma chance, basta sermos humildes confessando os nosso pecados e pedindo a Deus com nossas palavras.

A morte de Sansão é um exemplo de que Deus nunca vai nos deixar humilhados perante nosso inimigo, mesmo porque até sua morte foi um ato vitorioso, pois ele matou muito mais homens do que em toda sua vida.

"Os planos que foram embora, o sonho que se perdeu.
O que era festa e agora é luto do que já morreu
Não podes pensar que este é o teu fim, não é o que Deus planejou
Levante-se do chão, erga um clamos
Restitiu, eu quero de volta o que é meu
Sara-me e põe teu azeite em minha dor
Restitui, e leva-me as águas tranquilas
Lava-me e refrigera minh'alma"

Nenhum comentário:

Postar um comentário