quinta-feira, 26 de abril de 2012

Eu quero dançar ... celebrar a liberdade.




♪ Eu quero viver ooô, junto aos teus rios
Permanecer em tua presença Senhor
Eu quero dançar ooô celebrar a liberdade
E oferecer sacrifícios de louvor ♫

Hoje (22/04/2012) me veio à memória este louvor, e junto com ele algumas reflexões, especificamente sobre algumas partes da letra que me chamam a atenção. Meus pensamentos assim se seguiram:

1.Em minha igreja ouço sempre algo que se tornou reflexão diária em minha vida: “o maior desafio do cristão é permanecer”(Pr.Carlos Vertemati). Permanecer implica em não desistir, não parar e não nos afastar da presença de Deus.
Estamos acostumados a começar muitas coisas e começar muitas vezes é mais fácil do que permanecer, pois estamos sempre com o 1º vigor, a 1ª força, a 1ª paixão. Porém quando encontramos no caminho algum impasse, alguma pedra ou alguma dificuldade, logo vem o pensamento de desistir, e na maioria dos casos é o que acontece.
Recentemente conclui minha 1ª faculdade (pela misericórdia de Deus) e ao iniciarmos o 1º semestre a sala era composta por mais de 100 alunos, que ao final do último semestre se reduziram a pouco mais de 60 (contando com os alunos que entraram sob transferência). Neste exemplo podemos perceber o quanto é fácil para nós desistirmos de algo e se você pensa que com a presença de Deus é diferente, está enganado! Desistimos do Senhor por coisas tão pequenas, mas o Senhor não desiste de nós, não porque merecemos, mas por amor a seu filho Jesus Cristo que levou a nossa culpa sobre seu corpo.
Um motivo para não desistirmos está em Isaías 40 versículo 31, que nos faz acreditar que “ aqueles que esperam no SENHOR renovarão as suas forças” (Bíblia Almeida corrigida e revisada fiel). Então, permaneça!

2.Dançar...eu amo dançar! E glorifico a Deus, 1º porque Ele tem feito um grande mover na arte em geral no Brasil, restaurando aquilo que Ele criou para o louvor da sua Glória. E 2º porque Ele me deu este dom maravilhoso e digo dom, não por pretensão, mas por ter a dança em mim como um presente realmente e um belo presente. Mas enfim, voltando ao foco, “dançar para celebrar a liberdade” é o que diz o louvor. Mas que liberdade é essa? Como sabemos que somos livres?
Vamos pensar. O pecado entrou na raça humana por Adão e Eva, o que consequentemente nos afastaria para sempre de Deus e nos tornaria descendentes pecadores, ou seja, todos daí em diante seriam pecadores e deveriam morrer por isso (“Porque o salário do pecado é a morte.” Rm.6:23 - Bíblia Almeida corrigida e revisada fiel), e desde então fomos aprisionados pelo pecado. Contudo, Deus em sua excelência teve um plano que chamamos de plano da salvação, em que consiste em enviar um homem puro e santo para pagar a nossa dívida e nos libertar desta prisão. E assim foi, Jesus veio ao mundo, nasceu sem pecado, viveu sem pecado e no momento de sua morte ele disse aquilo que renovou a nossa esperança: Está consumado! Que no grego significa: TETELESTAI! Agora vamos para a explicação desta frase (explicação esta que aprendi assistindo O Jardim do inimigo – Jeová Nissi). Para entendê-la vamos lembrar que no século I (d.C), quando um criminoso era preso, seus delitos eram registrados em um papiro conhecido como “cédula de dívida”. Ao cumprir a pena, o juiz responsável pela soltura do condenado, riscava a cédula, especialmente na parte onde os crimes estavam apontados, e, no rodapé, escrevia “TETELESTAI”. Pronto! O indivíduo não devia mais nada a justiça. Estava livre da condenação e agora poderia desfrutar da paz e da liberdade.
Pois bem, foi exatamente o que Jesus fez por nós, ele morreu a nossa morte, riscou a nossa cédula de dívida e anunciou a todos que agora poderíamos ser livres. Sendo assim não há dúvidas, antes estávamos aprisionados pelo pecado e separados de Deus, mas depois de Cristo fomos redimidos por seu sangue e temos livre acesso diante do Pai.
Caso reste alguma dúvida, lembre-se que “Se o Filho vos libertar, sereis realmente livres.” (João 8:36 - Bíblia grega Modem Greek). Então, fique a vontade, entregue a sua vida a Cristo – Deus Filho e celebre a sua liberdade.

3. Sacrifício de louvor. Davi em certa ocasião declarou: “Eu não vou oferecer ao Senhor, meu Deus, sacrifícios que não me custarão nada” (II.Sam.24:24 – Bíblia NTLH). Isso nos faz pensar que um verdadeiro sacrifício é aquele que custa caro e não estou me referindo a valores financeiros e sim valor de posse, quero dizer abrir mão de algo importante ou que seja difícil para nós.
Trazendo isso para o louvor, temos ou entoamos um sacrifício de louvor quando estamos em um momento em que é difícil demais louvar. Por exemplo, em um momento de perda, de dificuldade, de angústia, onde a tristeza bate a porta e entra no nosso coração sem darmos conta. Nestes momentos em que é mais fácil e mais cômodo chorar e desistir, que nasce um sacrifício de louvor, aquele que está custando caro para sair, mas que com certeza está agradando a Deus.
O mesmo Davi, em Salmos 34 versículo 1 diz: -“ Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca”. (Bíblia Almeida corrigida e revisada fiel). Isto quer dizer que em todo o tempo devemos louvar ao Senhor.

Enfim, o que um louvor pode fazer em nossa mente não é? Vaguei em meus pensamentos refletindo o que verdadeiramente eu estava cantando e o que aquelas palavras poderiam significar para mim e o resultado foi muito bom. Creio que este é o sentido do verdadeiro louvor, reflexão e declaração de amor verdadeira a Deus e não apenas palavras jogadas ao vento com um belo fundo musical.

(Fonte de auxílio e pesquisa em termos gregos:http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/tetelestai-1879817.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário